A Verdadeira sabedoria

Category:

"Mas a verdade é que idade não dá sabedoria; a sabedoria vem quando o espírito do homem é inspirado pelo Deus Todo-poderoso." (Jó 32:8-9)

Quantas pessoas neste mundo se consideram sábias devido a anos que possuem, ou  por suas formações acadêmicas. Até mesmo em no meio evangélico, vemos homens que se auto-denominam sábios por terem anos de ministério, ou por terem nascido em berço cristão. Mas a verdade é que a verdadeira sabedoria vem do alto (Tiago 3:17) e traz frutos dignos de serem vistos. Neste trecho do livro de Jó vemos o diálogo de seus amigos mais velhos e como eles acusavam Jó pela desgraça que havia vindo sobre ele. Mesmo conhecendo a vida de Jó e sabendo que procurava ser reto em tudo, eles não usaram suas palavras com sabedoria, e o que era para servir de consolo se tornou em desgosto para Jó. Mas dentre eles havia também um jovem que pacientemente esperou seu momento de falar e quando o fez, se deixou ser canal da verdadeira sabedoria de Deus. Seu nome é Eliú.

Eliú é um grande exemplo de que a verdadeira sabedoria vem de Deus (Tiago 3:17) e que ela independe de idade, classe social ou intrução acadêmica. Vejamos algumas características desse jovem e aprendamos como manifestar essa virtude de Deus em nossas vidas:

> Ele respeitava a sabedoria dos mais velhos (v.4, 6,7)
> Ele esperava o momento certo de se expressar (v.11-12)
> Ele era verdadeiro (v.20-22)
> Ele era humilde e compassivo (33:1-7)
> Ele era ousado (33:32-33)
> Ele baseava-se na justiça de Deus (34:11-12;17)
> Ele era encorajador (35:14)
> Ele entendia os propósitos de Deus (36:4-16)
> Ele exaltava a Deus  e o temia (36:22-26 ; 37:1)
> Ele teve a confirmação de Deus (38:1)

Eliú concluiu sua missão satisfatóriamente, pois depois disso, Jó entendeu os propósitos de Deus e se arrependeu, assim o Senhor restaurou a sua sorte (Jó 42:1-6). Já os outros três amigos de Jó foram repreendidos por Deus, pois não agiram com a verdadeira sabedoria (42:7-9).

Se você acha que ainda lhe falta sabedoria para administrar sua vida e abençoar aos outros, basta apenas que peça humildemente a Deus em oração e siga o exemplo de Eliú.

"E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o näo lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;" Proverbios 3:13

Com paixão pelas vidas,

ESTER PAIXÃO

Comments (0)