O Legado de Deus para a Igreja

Category:


Textos base: Lucas 24:44-49 / Atos 1:8-11

Todos os livros da Bíblia expressam a vontade de Deus aos homens, mas o livro de Atos é especificamente direcionado àIgreja do Senhor pelo fato de conter nele um Legado, ou seja,a herança de Deus para cada um de seus Filhos. Esse legado consiste em 4 palavras que fizeram e ainda fazem toda
diferença na vida daqueles que entendem que sua vidas tem um propósito em Deus durante essa peregrinação na Terra.
O escritor desse livro foi Lucas, daí a importância de lermos os 2 textos paralelos, pois um segue o outro narrando a história do nascimento da Igreja que em apenas 30 anos e com um punhado de cristãos muito assustados foi capaz de fazer as boas novas sobre Jesus chegarem ao mundo, causando
tamanho impacto na vida daqueles que a receberam. Como isso aconteceu?
A resposta nessas 4 palavras:

Missão – Ide por todo o mundo

Lucas 24:44-49 / *Mateus 28:19-20 / Marcos 16:15  Esses textos relatam o mesmo que Atos 1:8 – A missão dada por Jesus aos seus discípulos. Jesus estava prestes a subir aos céus. Ele estava prestes a deixar seus seguidores. Durante 3 anos os discípulos caminharam lado a lado com Jesus, foram ensinados por ele, mas de repente se vêem aparentemente sozinhos para cumprir uma tarefa designada por seu Mestre. ‘’CONTEM AO MUNDO SOBRE MIM” Não é complicado demais é? Mas é incrivelmente profundo. A maioria deles nunca tinha saído de Jerusalém, alguns nem mesmo muitos quilômetros de suas casas e agora estava lhes sendo ordenado a irem aos confins da terra. Não é de admirar que tenham permanecido olhando enquanto Jesus era elevado as alturas. Estavam chocados! Foi tempo suficiente para 2
anjos se aproximarem e dizerem: ‘PORQUE ESTÃO PARADOS? A MISSÃO COMEÇA AGORA! ”

O Meio – Pelo poder do Espírito Santo

Aparentemente eles estavam agora sozinhos para cumprir uma missão praticamente impossível. Mas Jesus não deu somente a missão, Ele havia prometido o meio com o qual seriam capazes de cumpri-la: ATRAVÉS DO ESPÍRITO SANTO. Jesus já havia dito que mandaria o Consolador em João 14:16/ *João 15:26 / João 16:7. Mas os discípulos não compreenderam naquele momento e por isso estavam tão atônicos. Mas após 7 semanas da sua subida aos céus o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes no conhecido Pentecostes. Só então a Missão pôde ser executada com sucesso. A Igreja de Jesus depende desse revestimento de poder para cumprir sua missão com eficácia. Sem Ele nada podemos fazer. Notemos que ao dar a promessa da decidado Espírito Santo ele diz para os discípulos “ficassem’’ em Jerusalém, mas “só após” sua decida foi que se tornou possível levar a mensagem até aos confins da terra e hoje somos privilegiados por termos conhecimento dessa verdade e as boas novas terem chegado até nós.
O Espírito Santo na vida do crente é tudo. Ele nos dá PODER para realizar milagres, pregar com ousadia, expulsar demônios, falar em novas línguas. Marcos 16:17-18.ENTENDIMENTO da palavra e nos lembra aquilo que
aprendemos (EX. Estevam – as pessoas não lhe resistiam) CONSOLO nas perseguições e lutas, ORIENTAÇÃO nas decisões (Ex. Saulo e Barnabé foram enviados pelo Espírito Santo à Chipre) INSPIRAÇÃO Foi o Espírito Santo quem inspirou os escritores da Bíblia 2 Tm 3:15 - Toda a Escritura édivinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;  e 2 Pedro 1:21-Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Sem o poder do Espírito Santo todos os esforços são em vão. Mas com Ele dentro de nósobteremos sucesso em nossa missão.

A Mensagem – Todo aquele que invocar ao Senhor será salvo

*Atos 2:42 / Com o Espírito Santo no controle de nossa missão, a mensagem pregada jamais perde seu foco pois, contêm 3 características:

1. A Pregação é centralizada na vida e pessoa de Jesus Cristo
2. A pregação é apologética, ou seja, responde à questões referentes a fé cristã 1 Pedro 3:15 – “e estai sempre preparados para responder com mansidão etemor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós”

3. A pregação era muito Bíblica quanto ao seu conteúdo

O Método – O Corpo de Cristo e os dons

Deus já tinha suprido sua Igreja com a Missão, Com o Meio, e com a  mensagem, por último Deus deu o Método para levar a mensagem até os confins da Terra. Atos 2:42 / “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e
na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.”
“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. – 1 Co 12:12-13
Ser batizado pelo Espírito nesse Corpo significa que você está identificado com Cristo (quando aceitamos a Jesus),o batismo nas águas é a pública demonstração da sua fé e entrega a Cristo e o Batismo no Espírito Santo é o meio que Deus dá para você ser usado por Ele na Igreja e no mundo.
Ele distribue dons espirituais a cada um para ajudar-nos a difundir sua mensagem. Cada cristão tem um ou mais dons para servir no Corpo de Cristo. A Bíblia descreve mais de 15 tipos diferentes de dons
* 1 Co 12/ Romanos 12 / Efésios 4.

A história de Atos não terminou no último versículo deste livro,
mas ela continua sendo escrita por nós hoje, que recebemos
esse legado de Deus para continuar transformando o mundo
cumprindo nossa MISSÃO, através do MEIO que é o Espírito
Santo, levando a MENSAGEM das boas novas e servindo no
CORPO DE CRISTO.

Por isso, continuemos:

"Pregando o reino de Deus, e ensinando com toda a
liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem
impedimento algum." Atos 28:31

Comments (0)