PROMESSAS DE DEUS

Category:

Reações: 

"Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu Sou Deus, e não há outro, eu Sou Deus e não há outro semelhantemente a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não aconteceram; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade...Eu o disse e também o cumprirei, tomei esse propósito e também o executarei." Isaías 46:9-11

Este texto é rico em pontos que devemos sempre relembrar durante nossa caminhada cristã, para que alcancemos as promessas de Deus. Existem princípios preciosos que o próprio Senhor nos mostra nessa passagem que se adotarmos passaremos pelo período de espera mais confiantes e pacientes.

1) "Lembrei-vos das coisas passadas" - Deus não nos diz para lembrarmos do passado em si, ou lembrarmos de coisas que por ventura tenhamos perdido ou deixado para trás. Ele jamais contrariaria sua própria palavra, pois em Filipenses 3:13 por exemplo, Paulo diz: "...esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim." e em II Coríntios 5:17, também através de Paulo o Senhor nos diz : "Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." O que Deus está querendo que lembreno-mos são do cumprimento de suas promessas para a humanidade e para cada um de nós particularmente. Lamentações 3:21 diz que devemos trazer à memória aquilo que nos dá esperança...O que pode ser maior motivo de esperança do que as promessas de Deus? a Vida do crente é dirigida pelas promessas de Deus firmadas na sua palavra, por isso o primeiro ponto desse trecho de Isaías é nos fazer lembrar que Deus é fiel e que devemos nos lembrar de suas promessas que já foram cumpridas em nossas vidas.

2)" Eu Sou Deus e não há outro, eu Sou Deus e não há outro semalhante a mim" - Deus é único, portanto o que Ele diz, jamais alguém disse antes, o que Ele promete, jamais alguém pode prometer ou cumprir, Ele é superior e absoluto, por isso o segundo ponto é reconhecer que toda glória pertence somente a Ele porque somente Ele tem o poder de cumprir suas promessas. Isaías 42:8 diz "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei," Jamais devemos nos iludir supondo que alguma benção decorre de nossas próprias mãos ou forças, pois quem nos mantém de pé todos os dias é Ele pelo seu poder.Se temos conquistado algo é porque temos nos mantido no centro de sua vontade em odediência e temor. Quando apresentamos nossa causa a Deus em oração, reconhecemos que só Ele é capaz de resolvê-la. Esse segundo ponto complementa o primeiro e vice versa, porque se reconhecemos que tudo vem dele automaticamente em qualquer situação nos lembraremos que foi Ele quem nos abençoou.

3)"desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não aconteceram; " - Se formos buscar bem lá atrás na história veremos que a primeira promessa que Deus fez ainda no jardim do Édem era que da mulher nasceria um salvador que pisaria a cabeça da serpente (satanás), este então mesmo após tantos anos de espera veio a este mundo, morreu na cruz, ressucitou dentre os mortos, nos salvou e hoje vive para sempre e eternamente! Ele cumpriu sua promessa e automaticamente fez outra quando declarou que um dia virá nos buscar! Seja qual for o momento de nossas vidas sempre teremos promessas de Deus, e Ele mesmo se encarrega de anunciá-las em sua palavra, através de um irmão, em oração, confirmando em uma canção ou reflexão...Ele sempre anuncia e sempre nos relembra que esse ciclo de promessas é pra toda nossa vida. Salmos 25:14 "O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança." A intimidade com nosso Deus nos leva a ouvir sua voz mesmo em meio a espera árdua e pesada. Estejamos sensíveis para ouvir sempre o que Ele tem a anunciar.

4)"o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade" - Provérbios 16:9 diz: "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos." em concordancia com o terceiro ponto, Deus quando anuncia suas promessas, também direciona nossos passos para que cheguemos até ela. Uma promessa dada por Deus jamais será contra a sua própria vontade, portanto, é a Sua decisão que prevalecerá. Ele sabe o que é melhor pra cada um de nós, sabe como, onde e quando nos abençoar. Ele é Soberano e mesmo que nos desviemos para fazer as coisas dos nosso jeito Ele sempre nos fará voltar e continuar pelo caminho de onde nos mandou começar a andar, basta somente darmos ouvido aos seu conselho que sempre estará de pé e então a Sua vontade que é boa, perfeita e agradável seja realizada em nossa vida. Existe uma canção da Aline Barros para criança que diz: ''Se o mestre falou, tá falado, vou fazer o que Ele mandar. Se mestre falou, vou obedecer o que Ele mandar'' cantemos com um coração obediente esse louvor em todos os momentos!

5)"Eu o disse e também o cumprirei, tomei esse propósito e também o executarei." - Sabe aquele ditado que diz que ''o melhor fica sempre pro final?'' Pela experiência que tenho vivido vejo que realmente é assim com as promessas de Deus...Eclesiastes 7:8 diz: "Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente de espírito do que o altivo de espírito. " e Romanos 8:24-25 diz: "Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos. Ninguém gosta muito de esperar, mas se esperamos algo é porque sabemos que aquilo será nos dado não é verdade? Esperamos pq alguém prometeu correto? Se tratando de promessas humanas podemos até nos frustar e não receber o que foi prometido porque o homem pode mudar de idéia a qualquer momento, ou alguma situação pode impedir a promessa de ser cumprida, mas com Deus já é outra história. Ele é imutável! Ele é Fiel!! A fidelidadade de Deus jamais mudará! O que Ele prometeu cumprirá e acima de tudo, agindo Ele quam impedirá? Quando Deus tem propósito na vida de um servo(a) Ele o cumpre, por isso este último ponto trata de não temer, mas apenas confiar. A promessa pode até demorar aos nossos olhos, mas sempre chegará a tempo e no tempo de Deus. Pra finalizar deixo a passagem de Habacuque 2:3 na linguagem da Bíblia Viva, que abrange de forma clara e vivificadora a fidelidade do nosso Deus: "Essas coisas que planejei não acontecerão porém imediatamente. Devagar, firmemente, e com certeza, vai se aproximando o tempo em que a visão será cumprida. Se parecer demorar muito, não se desespere, porque tudo vai acontecer mesmo! Seja paciente! O cumprimento dessa promessa não vai chegar nem um dia atrasado!"


Com paixão pelas almas,

ESTER PAIXÃO