Reflexão: 3 Atitudes de renúncia

Category:



Leitura Base: Lucas Capítulo 9



57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. 61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Que texto forte não?
Vemos 3 personagens prestes a seguir o Mestre, porém a cada um o Senhor Jesus dá uma resposta confrontante.


O primeiro personagem diz: ''te seguirei para onde fores!'' Mas Jesus responde: ''As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.'' Sabe o que eu vejo aqui neste primeiro personagem? Aquele tipo de pessoa que ''fala demais e age de menos''. Infelismente existem pessoas assim no meio cristão...pessoas que para mostrar que estão fazendo algo no reino, mostrar que estão ocupadas com a obra de Deus, falam que vão fazer isso ou aquilo, que estão pensando em ajudar nisso ou aquilo outro, mas que na verdade suas palavras apenas saem de suas bocas sem serem manifestas em ações...São como Tiago 2:26 declara: ''a fé sem obras é morta'' Foi por isso que o Senhor respondeu a esse primeiro personagem dissendo que ''o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça'' porque o evangelho do reino de Deus não trás glória para si, evangelizar não lhe dá o status mais alto onde todos estão focados em você...o Reino de Deus pra nós é um Reino de bastidores...''E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o último de todos e o servo de todos.'' ''Marcos 9:35, fazer a obra de Deus é trabalhar mesmo sem ninguém ver, mas os nossos frutos sim serem vistos e manifestos a todos. O que faltou em no primeiro personagem e falta em muitos por aí é a ''atitude'' e ''desejo de não ser reconhecido''.
O segundo personagem não foi precipidado com seus lábios como o primeiro, mas foi o Mestre que o chamou dizendo: ''Segue-me'' , ele quis ir mas, antes queria ir sepultar seu pai...e o que Jesus diz pra ele? ''Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.'' Jesus não estava sendo insensível com esse personagem, muitos podem pensar, '' mas era o pai dele! pq Jesus não o deixou ir?'' Mas há um mistério aqui. Jesus deu uma missão a este segundo personagem, o escolheu, o chamou. Tanto, que disse ''porém tu vai e anuncia o Reino de Deus''. Pra fazer a obra de Deus precisamos nos desligar do passado. Precisamos deixar os pensamentos do tipo: ''Há, mas naquele tempo era melhor'', ''Há se fosse como antigamente'', ''Há, queria aquela unção de antes''... Não podemos nos acomodar com o passado, não podemos voltar a viver as mesmas coisas... 2 Coríntios 5:17 diz:''Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.'' O tempo é outro, a vida é outra, a unção é outra! Deus nos capacita a cada dia para exercer a sua obra, portanto não fiquemos presos ao passado como este segundo personagem.
O terceiro personagem é o que recebe ao meu ver a resposta mais dura de Jesus. Ele começa dizendo ''Senhor eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa.'' e Jesus firmemente diz: ''Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.'' Sabe porque Jesus disse isso? Porque o Senhor sonda os corações...Ele sabia que se aquele terceiro personagem voltasse para despedir-se de sua família, não voltaria mais, provavelmente sua família não era convertida e tentaria impedí-lo, o encheria de ''conselhos'' para não abrir mão de sua mordomia, se seu lar... Ele conhece aqueles que começam bem, mas no meio da caminhada desistem devido as pressões do mundo...são pessoas com boas intenções, mas fracas em suas emoções...sedem facilmente às tentações... Ele disse em Mateus 10:37, 38 ''Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.'' Temos que ser perseverantes! Mesmo que nossa família ou tudo ao nosso redor queira de alguma forma nos afastar dos caminhos do Senhor temos que lembrar que ''se colocamos a mão no arado'' não podemos retroceder. O autor de Hebreus diz inpirado por Deus: ''Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão...Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma." .
Amém! Que possamos aprender com os erros desses personagens para não cairmos no mesmo engano. Que tenhamos atitude, que possamos nos desligar do passado, e que prossigamos perseverantes na obra do Senhor até a sua vinda!!


Que Deus te abençoe,


Com amor de Cristo, Ester Paixão.


(Reflexão ministrada na reunião de evangelismo - 12/08/2009)