Resumo do Intensivo de Evangelismo + CD

Category:

Reações: 

O CHAMADO DE DEUS


 Definição: Chamado no Hebraico “gara’’ significa chamar ou nomear, palavra usada por mais de 720 vezes, de Gênesis à Malaquias. No grego “kaléo”, também tem o mesmo significado é usada de Mateus até Apocalipse.

 Há alguns chamados de Deus que são específicos como os relacionados em Efésios 4:11, porém todos eles tem algo em comum: levar a mensagem de Deus aos homens.

 O IDE de Jesus é para todas as crianças, adolescentes, jovens e adultos (Mateus 28:18-20) O Senhor chamou sua Igreja “para fora” para anunciar as Boas Novas da Salvação.


POR QUE EVANGELIZAR?

“E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Mt 28:15-16

 Por ser uma ordenança do Senhor, este é o principal motivo pelo qual devemos evangelizar. Jesus disse: “ Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (João 15:14) “E, se alguém me servir, meu Pai o honrará.” (João 12:26) “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (João 14:15)

“Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” Rm 10:14


Outro motivo pelo qual devemos evangelizar, é por ser este serviço um privilégio de cada cristão. Deus pode fazer-se conhecido ao homem através da sua criação, poderia ter enviado os anjos, ou fazer até mesmo as pedras clamarem, mas Ele escolheu você como canal do qual possa ministrar. Ele lhe deu a honra de fazer habitar o Seu Espírito conosco, para que ambos trabalhassemos juntos. O ministério de Cristo em sua comunidade está limitado a você! Os homens jamais verão a Deus – exceto na medida que eles O vêem em você, por isso EVANGELIZE!


“Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.” (Isaías 6.8)


 Mais um motivo pelo qual devemos evangelizar é porque os obreiros são poucos. “Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” (Mateus 9. 37-38)


 A população do mundo cresce a cada dia e ainda hoje existem lugares onde as pessoas nunca ouviram falar de Jesus. Em outros lugares o evangelho é pregado pelos poucos obreiros ousados que arriscam suas vidas todos os dias em países onde se é proibido a entrada do evangelho, e a perseguição é severa. Nós vivemos numa nação livre e mesmo assim os evangelistas são poucos. Você está pronto pra dizer: - Eis-me aqui?!



O CARÁTER E QUALIFICAÇÃO DO EVANGELISTA

 Conversão – “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. “ 1 Timóteo 1:15


 Convicção de que toda alma sem Cristo está perdida – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Romanos 3:23


 Vitória sobre o pecado – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. I João 5:4

 Compaixão pelos pedidos – “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.” Mateus 9:36

 Ser um cristão de oração – “Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,” Efésios 6:18

 Busca conhecimento da Palavra – “Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8


 Persevera na sã doutrina de Deus e dá bom testemunho - “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” I Timóteo 4:16

“Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.” Tito 1:9


“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2:15



UMA BREVE HISTÓRIA DO EVANGELISMO

 Durante o 1º século depois de Cristo, seus seguidores possuíam um zelo insaciável e uma paixão ardente para persuadir os homens à respeito de Cristo. Eles lembravam da sua promessa de voltar tão logo todas as nações tivessem ouvido o evangelho (Mateus 24.14)

 Mas no 2º século, o cristianismo ficou emaranhado em controvérsias teológicas. Em vez de abrir caminho “para os confins da terra” eles começaram a discutir sobre pontos de doutrina.

 O 3° século encontrou os cristãos afundando em apostasia.

 O 4º século fechou a brecha e o desvio e a acomodação estavam completos.


 O cristianismo mergulhou então por mil anos em terríveis trevas espirituais. O véu que separou a igreja de hoje do conceito do novo testamento.


 Martinho Lutero foi o primeiro a escapar das trevas com a revelação de que os justos viveriam pela fé. Mas a reforma de Lutero não foi uma volta a prática de conquistar almas em massa nem pessoalmente e sim uma revolta contra a hierarquia religiosa. Lutero quase nada disse a respeito de missões. De fato foi em 1800 d.C, quando Willian Carey trouxe à frente, novamente o conceito de missões. Os ensinamentos do Espírito Santo não tinham sido redescobertos até este século XX!


 O evangelismo em massa reapareceu há 200 anos, aproximadamente através de John Wesley, Jonatas Edwards, Davi Brainerd, Jorge Muller, Hudson Taylor, Carlos Spurgeon e outros que foram conhecidos como heróis da fé atual trazendo reavivamento e a chama por missões. Homens como George Whitefield o introduziram na América.


 Mas o evangelismo pessoal numa larga escala ainda não foi redescoberto pela igreja, tanto como grupo como um indivíduo. Toda espécie de programas, idéias, esquemas, são ensinados e promovidos entre as igrejas hoje trazendo pessoas para assistirem o culto. Mas pouco ou nada é ensinado sobre como conquistar as almas, como guiar os homens à uma decisão para Cristo LÁ FORA ONDE OS PECADORES ESTÃO.

 O foco deste treinamento é justamente despertar em você o ganhador de almas que Deus o criou para ser, usando o evangelismo bíblico e pessoal, revestido de poder e autoridade dado pelo Espírito Santo.



A IGREJA LOCAL E A EVANGELIZAÇÃO



 A palavra “Ekklesia” que é Igreja, significa literalmente “Chamados para Fora” . Em Atos 2 vemos os primeiros testemunhos de evangelização da Igreja quando após terem recebido o poder do Espírito Santo Pedro saiu para fora e pregou com ousadia ganhando só naquela noite 3.000 vidas!


 A igreja local é a forma para realizar os propósitos de Deus através do Corpo de Cristo que nela congrega. A Igreja local existe para fazer a vontade de Deus através da:


 Adoração (Atos 2:42-47) , Ensinamento da Palavra (2 Timóteo 3:16), Comunhão (Atos2:44) , Evangelização (Atos 1:8)

 A Igreja local ministra tanto para os cristãos, como não cristãos.



TESTEMUNHANDO NESSE SÉCULO


Os cristãos precisam recapturar parte do zelo e da paixão da igreja primitiva. Caso contrário este mundo velho estará perdido enquanto uma igreja destituída de vida fica descansando à vontade. Eles precisam recobrar a verdade espiritual que cada crente é a igreja e que Cristo só pode ministrar ATRAVÉS DOS CRISTÃOS.


 Você sabia que a organização “Testemunhas de Jeová” é o grupo religioso que mais rapidamente cresce no mundo? Por quê? Porque eles capturaram o segredo vital da igreja primitiva; eles exigem que cada convertido seja uma “testemunha”. Cada membro é treinado, adestrado, equipado e enviado as ruas e de porta em porta “testemunhando”. Embora seja uma seita e não ensine a verdade como ela é, se existe algo que podemos admirar é a ousadia que eles tem para evangelizar.


 O mundo está faminto. O povo está confuso. Ele está buscando. Ele está perdido. Ele não vai à igreja. Ele nunca ouve o evangelho. Mesmo buscando, e ansioso, na maior parte do tempo ele nunca recebe um testemunho verdadeiro. Esse mesmo povo faz fila pra consultar psicólogos e psiquiatras. As crianças estão confusas, jovens estão perdendo o rumo, os pais estão brigando, insegurança e angústia dominam os lares. Doença e enfermidade, pressão mental e um vácuo espiritual não recebem atenção.


 Através daquela porta está um mundo aberto de ministério para o cristão, mas milhões de membros da igreja nunca se aproximaram dela. Que Deus tenha misericórdia de nós, cristãos, se não formos ao encontro deste desafio. Eu sei que oramos pelos pecadores pra que sejam salvos,mas Jesus disse: IDE BUSCÁ-LOS!



LÁ FORA ONDE ELES ESTÃO


“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” Mateus 4:19


 Um pescador não pesca na sua banheira. Se ele espera apanhar peixes, ele lança sua rede LÁ FORA ONDE OS PEIXES ESTÃO, fora da casa, nos lagos, nos rios, fora da cidade.

 Um conquistador de almas não ganha almas somente dentro da igreja. Se ele espera “pescar” os perdidos, ele precisa levar o seu testemunho LÁ FORA ONDE OS PECADORES ESTÃO. Fora do santuário, nas feiras, nas ruas, nas cadeias, nos hospitais, nas casas, lá no meio do povo, onde as almas perdidas estão. Isto é Evangelismo!

PENSAMENTO
“Eu preferiria mais trazer um pecador para Jesus Cristo, do que poder desemaranhar todos os mistérios da Palavra Divina, pois a salvação é a única meta para qual devemos viver.” (Charles Spurgeon).


PARA REFLETIR

“Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei. Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.” (Ezequiel 3:17-20)


AUTORIZAÇÃO PARA EVANGELIZAR

 Com que direito nos dirigimos a uma pessoa de uma outra religião e lhe falamos acerca do nosso Deus? Se algumas pessoas desejam adorar a satanás ou adorar aos ídolos, temos algum direito de incomodá-los? Há muitos ensinamentos bons na maioria das religiões, mas o grande Deus do universo, o único Deus verdadeiro, que fez o mundo e tudo o que nele há, ordenou-nos a levar Sua Palavra a todas as pessoas da terra.

 Jesus Cristo, O Filho de Deus, confiou essa tarefa a igreja. Denominamos de A GRANDE COMISSÃO. É na Palavra de Deus que temos nossas ordens e autorização.


A OBRA DE DEUS NA EVANGELIZAÇÃO


 A evangelização começa com Deus. O plano é dEle. Ele nos deu em sua Palavra os modelos que devemos seguir, mediante Seu Espírito Santo que nos poder para consegui-lo.

 Evangelização é a apresentação de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo, de tal maneira que os homens possam confiar nele como Salvador e serví-lo como Senhor na fraternidade de Sua igreja.

 Ao aceitar o seu plano, aceitamos certas responsabilidades e relações com outros. Estamos envolvidos 1º com Deus, 2º com a igreja, 3º com os perdidos e 4º com satanás.


SEMPRE GANHANDO

 Existem apenas 3 coisas possíveis que podem acontecer quando compartilhamos a nossa fé:

1. A pessoa pode aceitar a Jesus Cristo;

2. A pessoa pode rejeitar a Jesus Cristo;

3. Podemos plantar uma semente.

 Se toda vez que compartilharmos a nossa fé, é uma situação que nos faz ganhar. A única ocasião que perdemos, é quando não compartilhamos a nossa fé. A Bíblia diz em Ezequiel 3.11 “... e lhes falarás e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS, quer ouçam quer deixem de ouvir.” E em Lucas 6.22-23 podemos ler: “Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem e quando vos separarem, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como mau, por causa do Filho do homem. Folgai nesse dia, exultai; porque eis que é grande o vosso galardão no céu.”

 Sendo assim, mesmo que os homens rejeitem a mensagem da Salvação, aos olhos de Deus nós sempre estaremos ganhando.


MÉTODOS BÁSICOS DE EVANGELIZAÇÃO

 Antes de vermos alguns métodos de evangelização, é importante termos algumas posturas para levar a mensagem aos corações.

– Ser dinâmico;

– Ser atencioso;

– Usar de tato;

– Falar com convicção em amor;

– Nunca discutir;

– Atitude positiva;

– Usar de sabedoria e discernimento;

– Dar ênfase ao Senhor e não à igreja;


 Podemos levar a mensagem de JESUS de várias maneiras:

– Evangelismo pessoal (de pessoa para pessoa)

– Evangelismo coletivo (através de cultos campais e cruzadas, ação social, eventos especiais)

– Com Música, Dança, Teatro

– Através dos meios de comunicação (Usando filmes, rádio, internet pelo orkut, face book, emails etc.

– Entre outros

 Faça perguntas que o ajudarão a determinar a condição espiritual da pessoa. As perguntas são uma espécie de termômetro da condição espiritual. Através disso temos como saber um pouco do que acontece no coração e na mente de uma pessoa não crente. Você pode introduzir essas perguntas em qualquer conversa para levar o assunto na direção que você deseja. Existe uma diretriz para transformar qualquer conversa em evangelismo.

 Primeiro, fale uma saudação, estenda a mão para a pessoa, diga seu nome e pergunte o dela.

 Faça uma das perguntas chave. Ex.: O que você acha que acontece quando as pessoas morrem?

 Faça uma afirmação; use o versículo de Hebreus 9:27.

 Ouça o que a pessoa tem a dizer para saber a melhor maneira de proceder;

 Entre com os mandamentos. Ex.: Quantas mentiras você já contou? (Ex 20.16)

 Tente manter o assunto da conversa nas coisas espirituais. Se a pessoa ficar indiferente e não quiser continuar a conversa, não discuta jamais.

Você perceberá como é fácil transformar qualquer conversa em evangelismo.



 Exemplo de perguntas:

– O que você acha que acontece quando as pessoas morrem?
– Você credita que haverá algum tipo de julgamento?
– Você acredita na existência do céu e inferno?
– Se você morresse agora, para onde iria?
– Se aquilo que você crer não fosse verdade, você gostaria de saber?


USANDO OS DEZ MANDAMENTOS



COMO CONDUZIR UMA PESSOA À CRISTO


 É importante se conscientizar de que nem sempre as pessoas estarão ‘’abertas’’ à receber Jesus, porém, você terá que usar o discernimento que Deus lhe dá para perceber se o momento é oportuno para fazer um apelo.

 Não confunda seu medo de rejeição ou vergonha com discernimento, nossas emoções podem nos enganar, mas se você estiver em sintonia com o Espírito Santo de Deus, saberá como agir.

 Mesmo que a pessoa não aceite a Cristo, pergunte se pode fazer uma breve oração com ela e se despeça com o mesmo sorriso no rosto de quando você começou a evangelizá-la.

 Lembre-se: Aos olhos de Deus você sempre estará ganhando.



DISPOSIÇÕES FINAIS

Se tu deixares de livrar os que estão sendo levados para a morte e aos que estão sendo levados para a matança; Se disseres: Eis que não o sabemos; porventura não o considerará aquele que pondera os corações? Não o saberá aquele que atenta para a tua alma? Não dará ele ao homem conforme a sua obra?
(Provérbios 24:11-12)

Esperamos a cada um de vocês, sempre que possível, nas reuniões de Evangelismo. Pois esse chamado é para todos os cristãos.

Lembrando que esse foi um intensivo, e não teríamos condições de abordar com profundidade o assunto. Nas reuniões haverá um aprendizado mais aprofundado, apostilas, treinamentos, troca de idéias, muita oração e também a prática, a ida ao campo de batalha, para aprendermos e nos apaixonarmos mais e mais pelas vidas.

Que o Senhor nos abençoe, nos guarde e nos use poderosamente!

Toda honra e toda a glória seja dada ao Senhor!


**Os irmãos que desejarem a apostila + CD dos vídeos ministrados no Intensivo com técnicas de abordagem evangelística, procurar a mim (Ester) ou meu esposo (Eduardo) para maiores informações.**

Comments (0)