Reflexão - Inesperiência X Maturidade

Category:

''Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.'' (Hb 5:13,14)

Interessante essa expressão que o autor de Hebreus usa para comparar o nível de maturidade dos servos de Deus... Realmente, um bebê, não tem suporte físico nem psicológico para se alimentar com algo a mais que não seja o leite durante seus primeiros meses de vida, até mesmo porque o leite nesse período é suficiente pra ele, porém já o adulto, não teria uma vida saudável e ativa, sendo sustentado somente com leite...Podemos entender então através desse exemplo, as duas fases da nossa vida cristã, e a causa e efeito que tem sobre nós...

A primeira:

Novo nascimento e consolidação - ''Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino''. (v13) - Nessa fase tudo é novo e maravilhoso, as primeiras experiências com o Espírito Santo, a comunhão com os irmãos, a atenção que recebemos, em fim... é a fase que receber, que ser ensinado, instruído, acompanhado. Muitos passam rápidos dessa fase para a segunda, já outros demoram mais um pouco, mas tudo depende da força de vondade e compromisso de cada um.

A segunda:

Crescimento e maturidade - ''Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.'' (v14) - Já essa fase é a mais demorada e também mais trabalhosa, por assim dizer...mas também é uma fase de conquistas e vitórias... é nesse período que somos provados em tudo aquilo que aprendemos, exercitando nossa fé e nos levando a um nível mais alto em Deus. Por isso o autor diz no versículo que ''em razão do costume temos os sentidos exercitados para dicernir tando o bem como o mal'', isso significa que aquelas ataques do inimigo que não paressem ter fim, aqueles mesmos errinhos que demoramos a deixar de cometer, aquelas mesmas tentações que passamos várias vezes, são justamente elas que estão forjando nosso carácter para o amadurecimento. Somos provados em tudo e nosso desejo é sairmos das provas aprovados concordam? Esse não é só um desejo nosso, mas principalmente de Deus, que quer que seus filhos sejam cada dia mais parecidos com Ele... Ele sabe que por sermos humanos, nosso aprendizado leva tempo, muito tempo...é de glória em glória...erramos, no meio da caminhada, caimos de vez em quando, mas Ele jamais desiste de nós...sempre estará ali...com a mão estendida para nos levantar... E quando conseguimos superar esses obstáculos, subimos mais um degrau em Sua direção... Ele nos dá sabedoria para discernir os próximos, mas tudo isso à medida que vamos nos fortalecendo com o mantimento sólido que é a sua palavra atuando em meio as provações... como amadureceremos se não houver lutas? Seria como um aparelho que foi fabricado sem nunca ter sido testado...na primeira carga de eletricidade que tomasse ao ser ligado queimaria!

Nosso Deus é Soberano! Que possamos agradecer sempre pelo aprendizado que as batalhas e provações trazem à nossa vida espiritual...sabemos que essa jornada é longa e perfeitos por completo só seremos quando formos transformados por Ele na sua volta, mas ainda assim temos que perseverar, continuar...correr a carreira que nos está proposta, para que ao final, possamos receber a coroa da vitória prometida para aqueles que O amam!!

''O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.'' Apocalipse 3:5

No amor de Cristo,

Ester Paixão.